Por décadas, os especialistas em tecnologia europeus analisaram o Atlântico com uma mistura de admiração e frustração. Lançando olhos invejosos nos VCs de bolso profundo, um enorme mercado de consumidores e um pipeline de talento de elite, eles geralmente veem os EUA como uma terra prometida para o crescimento dos negócios.
Os combustíveis de sentimentos exigem que a Europa replique o modelo do Vale do Silício. Mas Vidya Peters, CEO da Dutch Unicorn DataSnipper, argumenta que essa abordagem é falha.
Em vez de apenas imitar a tecnologia dos EUA, ela pede startups e escalas a adotar os pontos fortes da Europa. Uma chave é o crescimento sustentável e a longo prazo.
“Cinco anos atrás, não foi muito elegante ser lucrativo”, disse Peters ao TNW. “Mas acho que é aqui que a sensibilidade européia é uma força, porque as empresas européias sempre adotaram essa abordagem e agora é extremamente valorizada no clima econômico atual”.
Isso contrasta acentuadamente com a mentalidade de crescimento do Vale do Silício. As empresas européias já estão se beneficiando dessa abordagem distinta. “CQuando você assiste algumas dessas empresas, elas são muito mais duráveis em seu crescimento e vantagem competitiva ”, diz Peters.
DataSnipper é um excelente exemplo. A empresa foi lucrativa desde o início, escalada rapidamente e recentemente atingiu uma avaliação de US $ 1 bilhão. Antes de sua manchete conversa em Conferência TNW Em junho, Peters compartilhou alguns segredos por trás do sucesso da empresa.
Um é baseado em outra marca registrada européia: proteção de dados. Privacidade e segurança são recursos integrais do principal produto da DataSnipper, uma plataforma movida a IA que automatiza procedimentos repetitivos de financiamento e auditoria.
“Tem sido super importante para nossos clientes que não estamos treinando em seus documentos e dados – e essa tem sido uma parte central de como construímos nossos produtos de IA”, diz Peters. “Revisamos e analisamos seus dados para fornecer informações, mas esses dados são deles”.
A empresa também deve cumprir as rigorosas leis de dados da UE. Os críticos argumentam que essas regras sufocam a inovação, mas Peters aponta para as vantagens.
“A Europa realmente tem a oportunidade de liderar neste espaço, equilibrando a inovação com a proteção de dados dos clientes”, diz ela.
Ao incorporar a segurança e a transparência na IA, ela continua, as startups e as escalas podem esculpir uma vantagem competitiva sobre os rivais dos EUA.
“Fazer isso de uma base de confiança pode ajudar as empresas européias a conquistar clientes de uma maneira diferente da que seus colegas americanos podem”.
DataSnipper também tem raízes em outra marca européia: um bar em Amsterdã.
De Amsterdã ao mundo
Em 2017, Maarten Alblas e Jonas Ruyter estavam tomando uma cerveja. Juntando -se a eles estava um amigo que trabalhou na auditoria da KPMG. Ele enfrentou uma aflição comum em sua profissão: uma enorme planilha que exigia um escrutínio meticuloso. Ele teve que pesquisar no documento por faturas, extratos bancários e recibos-o tempo todo checando os dados.
Alblas e Ruyter acreditavam que o software poderia aliviar seu sofrimento. Eles se estabeleceram em uma solução: uma plataforma de automação inteligente que aumentaria drasticamente a qualidade e a eficiência dos procedimentos comuns de auditoria. A ideia levou à fundação do DataSnipper.
O software deles provou ser um sucesso entre os auditores. Logo, sua base de usuários se espalhou da Holanda para o Reino Unido e a Alemanha. Depois de encontrar sucesso na Europa, eles direcionaram novos mercados além do continente.
Para alimentar ainda mais o crescimento, a empresa nomeou Vidya Peters como CEO em 2023. Ela se juntou à experiência aprimorada no Vale do Silício, mais recentemente como diretora de marketing da Mulesoft. Durante seu tempo na gigante do software, a empresa foi pública na NYSE antes de ser adquirida pelo Salesforce por US $ 6,5 bilhões.
Mais tarde, ela ganhou uma vasta experiência do cenário tecnológico da Europa. Em 2019, ela atuou como diretora de operações da Marqeta, uma empresa de processamento de pagamentos. Mais uma vez, ela ajudou sua empresa a tornar -se público. Em 2022, a Marqeta fez sua estréia no mercado na NASDAQ. A empresa terminou o dia com um valor de mercado de mais de US $ 16 bilhões.
Na DataSnipper, ela está de olho em acelerar o crescimento e a expansão global.
A estratégia colheu recompensas. Em 2024, a Deloitte nomeou DatAsnipper Empresa de tecnologia que mais cresce na Holanda pelo segundo ano consecutivo. No mês passado, o negócio atingiu o cobiçado status de unicórnio depois de arrecadar US $ 100 milhões a uma avaliação de US $ 1 bilhão. Mais de 500.000 profissionais de auditoria e finanças em mais de 125 países agora usam o software.
À medida que os dados escalavam, a empresa se beneficiou de outra vantagem européia: acesso a talentos internacionais.
Oleoduto de talento da DataSnipper
“As pessoas subestimam a capacidade de contratar de todo o mundo aqui”, diz Peters.
O DataSnipper se beneficiou diretamente com esse acesso. Da Holanda, a empresa pode contratar talentos globais em um visto com maior facilidade do que nos EUA. Peters descreve isso como “uma arma secreta” para startups e escalas européias.
“É muito mais fácil fazê -lo com as oportunidades de visto que você tem na Europa, a capacidade de emitir vistos de trabalho é significativamente mais fácil na Europa do que nos EUA”.
Uma gama diversificada de pessoas agora trabalha para o DataSnipper. Em A sede da empresa em Amsterdã, 70% dos funcionários são de fora da Holanda.
“Isso é incrivelmente valioso, porque temos todos os idiomas que você pode querer vender na Europa e pode atraí -los aqui para Amsterdã”, diz Peters.
As perspectivas globais da DataSnipper foram fundamentais em sua expansão. Depois de se estabelecer na Europa, a DataSnipper abriu escritórios em Nova York, Tóquio, Kuala Lumpur e Cidade do México.
Apesar de sua expansão global, o conjunto de dados permanece firmemente enraizado na Holanda. Uma das muitas atrações do país é uma simples questão de tempo.
“As pessoas esquecem que a América não é o coração do mundo”, diz Peters. “Você pode acordar na Europa e vender para a Ásia -Pacífico. E após o seu almoço, você pode vender para os EUA. ”
Prós e contras da Europa
Apesar das vantagens da vida na Europa, as startups aqui ainda enfrentam desafios substanciais. Uma é os regulamentos divergentes, leis tributárias e sistemas bancários, que apresentam obstáculos ao crescimento em todo o continente.
“Não estamos aproveitando ao máximo fazer parte de uma União Europeia e permitir que as empresas se expandam dentro do continente”, diz Peters. “Seria tremendamente benéfico se pudéssemos abrir locais na Europa, como você faria nos EUA, em um estado diferente”.
O financiamento é outro obstáculo. Os VCs europeus tendem a ser mais avessos ao risco, dificultando o capital. “Tivemos conversas com provavelmente todas as principais empresas de capital de risco nos EUA – eles estavam batendo em nossa porta”, diz Peters. “No entanto, os VCs europeus não estavam alcançando.”
Para o DataSnipper, esse não foi um grande problema. Somente as empresas americanas haviam produzido uma rodada de excesso de inscrições. No entanto, Peters ficou surpreso: onde estavam os investidores europeus? Com o tempo curioso, eles começaram a chegar após o anúncio do financiamento.
“Foi o apetite de risco?” Peters se pergunta. “O que os tornou um pouco mais cauteloso?”
Essas são questões comuns na tecnologia européia. Mas startups e escalas não precisam esperar as respostas.
Peters os aconselha a pensar além das fronteiras. “Não se limite ao país em que você está ou à Europa”, diz ela. “Chegue a VCs em todo o mundo.”
Quando isso acontece, Peters espera que o cenário de investimento da Europa mude para um modelo de financiamento mais corajoso. Mas mesmo que não aconteça, as empresas de todo o continente podem forjar seus próprios caminhos para o sucesso.
Vidya Peters fornecerá mais informações em Conferência TNWque ocorre de 19 a 20 de junho em Amsterdã. Os ingressos para o evento são agora à venda. Para obter 30% de desconto, use o código TNWXMedia2025 no check-out.
Sobre o Autor
0 Comentários